A Importância do Espírito de Equipa

A Importância do Espírito de Equipa

Não é nenhum segredo que o moral da equipa é importante para qualquer organização ou empresa. Você não pode construir uma força de trabalho forte se os membros não acreditam em seu trabalho e uns nos outros! As  pesquisas provam que as empresas se beneficiam de ter funcionários menos stressados, pois isso se traduz em melhor produtividade. Quando um local de trabalho mantém uma excelente moral, os funcionários ficam muito mais engajados e esse engajamento mostra resultados positivos imediatos em termos de atendimento ao cliente e retenção de pessoal a longo prazo.

Quando a tristeza depois do feriado começar, experimente estas ideias  para motivar a sua equipa novamente:

1) Incluir um segmento de gratidão em reuniões ou encontros pode melhorar não apenas a saúde psicológica, mas também a saúde física, humor, padrões de sono – todos vitais se queremos o nosso melhor no trabalho.
O valor de demonstrar gratidão aos seus funcionários tem certos resultados positivos: os projetos são concluídos com melhor qualidade e prazo, as metas são alcançadas, as pessoas certas colaboram, os colegas de trabalho sentem que são verdadeiros contribuintes para algo maior do que eles mesmos e acima de tudo sentem-se valorizados.


Então, como aplicar isso no local de trabalho?
a. Tenha uma reunião semanal, seja no início ou no final da semana. A equipa pode decidir sobre um sistema bimensal ou mensal para compartilhar o que são gratos no momento.
b. Algumas equipas pequenas usam parte da sua reunião semanal para reconhecer colegas com uma espécie de premiação regular de pontos por terem demonstrado um valor corporativo específico.
c. O riso é a melhor maneira de libertar a tensão! Então, da próxima vez que estiver stressado, encontre um colega com um senso de humor incrível e peça para ele escolher sua piada engraçada favorita para o quadro branco da sua equipa.

2) Organizar eventos de Team Building.

As atividades de construção da Team Building são uma maneira de fazer com que todos se familiarizem com os pontos fortes e fracos uns dos outros enquanto pensam fora da caixa. A importância do team building não pode ser subestimada. É uma maneira de criar parceria, melhorar as habilidades de comunicação e aumentar a produtividade, fortalecer os laços entre funcionários que possivelmente nunca se conheceram pessoalmente, mas ainda precisam um do outro.


Integrar eventos de ‘Responsabilidade Social Corporativa’ no seu calendário anual é outra ótima ideia para a formação e moral da equipa. O que poderia ser melhor do que construir relacionamentos entre os membros da equipa e, ao mesmo tempo, apoiar uma instituição de caridade local? 

3) Inclua escolhas e conselhos alimentares saudáveis ​​e na cozinha/sala dos funcionários.  A nutrição afeta e influencia o nosso humor e a maneira como processamos os pensamentos. Ao fornecer opções de alimentação saudável para os funcionários, garante o melhor ambiente de trabalho possível. Em troca, ajudará a melhorar a produtividade pois torna os trabalhadores mais eficientes em várias tarefas.

4) Comemorem as ocasiões especiais juntos! Seja o aniversário de alguém, aniversário de trabalho, um marco alcançado, etc… Celebrar ocasiões especiais no local de trabalho é uma ótima maneira de aumentar a moral da equipa. Reúna todos para um pequeno-almoço ou almoço e certifique-se de ter um bolo (ou outra coisa doce) à mão!
Ao reservar um tempo com a sua equipa para refletir e comemorar os seus sucessos ou outros, permitirá que sejam mais otimistas, cuidem melhor de si mesmos e se sintam menos stressados ​​​​no trabalho. As comemorações aumentarão a sensação de bem-estar geral, independentemente de fatores socioeconômicos, educação, idade ou sexo.

Scroll to Top