7 maneiras de organizar uma atividade de Team Building bem-sucedida

Organizar Team Building

7 maneiras de organizar uma atividade de Team Building bem-sucedida

As atividades de team building são oportunidades valiosas para o crescimento dos seus funcionários. Permite que você e sua equipa façam uma pausa na rotina normal do escritório, promovendo a colaboração e aprimorando as habilidades interpessoais.

Os benefícios usuais das atividades de team building são o aumento da confiança, interações positivas no trabalho e aumento do moral dos funcionários, entre outros. Cada empresa planeja os seus programas de forma diferente, e nem todas produzem os resultados desejados. Portanto, se está a planear as próximas atividades de team building da sua empresa, confira esta lista que precisa ter em mente para que seja um sucesso.

1. Estabeleça o porquê

Por que um team building? Está a tentar desenvolver uma nova cultura de empresa, acolhendo novos membros na organização ou buscando um novo processo para melhorar a ética de trabalho? Dê aos seus funcionários o que pensar; algo que eles possam ter em mente durante o evento. Isso ajudará a ter um tópico simplificado ao compartilhar as suas experiências com os seus colegas de trabalho mais tarde. Além disso, saber o porquê também é um fator motivador para que todos participem da atividade.

2. Incentive a colaboração, não a competição

Crie jogos em que os funcionários terão que trabalhar juntos, não uns contra os outros. Se tiver muitas atividades que incentivam a competição, podem ficar cegas para a mensagem central da atividade de construção de equipa e, em vez disso, se concentrar em vencer. Embora seja inevitável dividir os membros em grupos diferentes, deixe que eles se concentrem em técnicas exclusivas para resolver problemas em vez de vencer outras equipas.

3. Conecte cada atividade a um objetivo

Destaque o que quer que a equipe aprenda criando atividades que tenham objetivos específicos. Por exemplo, pode aprimorar a capacidade da sua equipa de seguir instruções, desenvolver habilidades de resolução de problemas ou desenvolver habilidades de liderança. De qualquer forma, isso agilizará as atividades e poderá transmitir melhor a mensagem que deseja ensinar à sua equipa.

4. Torne as atividades inclusivas

A ideia de team building de outras pessoas inclui alguns desportos para que seja agradável. Embora esses formatos sejam padrão, talvez precise deliberar antes de decidir realizar atividades extremamente físicas. Alguns dos membros da sua equipa podem ter problemas de saúde que podem impedi-los de participar, e isso não é o que deseja realizar para uma atividade de formação de equipa. O mesmo acontece com a comida – certifique-se de que seus membros tenham comida para comer e beber para poder recarregar, mas observe também as restrições de dieta e alergias.

5. Mude de cenário

Talvez seja uma ideia melhor se realizar sua atividade de team building fora das quatro paredes do seu escritório. O novo local também pode ter áreas de lazer para a equipa relaxar entre os intervalos dos jogos, criando um local para conversas naturais. Pode escolher um local onde a natureza seja mais proeminente para que todos possam desfrutar de tempo ininterrupto com outras pessoas, ou também planear atividades em shoppings para se divertir ainda mais. As atividades de team building também podem ser usadas como férias dos funcionários – não se limite ao escolher um local!

6. Trate todos com respeito

Apenas durante a duração das atividades, deixe de lado a hierarquia dentro da empresa. Faça com que todos na equipa se sintam iguais e que cada um é importante para o sucesso do seu negócio, incluindo os membros mais novos da empresa.

Permita que sejam ouvidos. Incentive-os a sugerir novas ideias, abordar os gerentes com facilidade e ser eles mesmos. Este é um passo essencial para construir confiança e abertura dentro do grupo. Se tem membros extremamente tímidos ou desconfiados, isso pode afetar o resultado. Desenvolva uma atmosfera onde todos se sintam confortáveis.

7. Reúna feedback da equipe

Defina um horário para falar sobre suas experiências após as atividades, falando sobre o que aprendeu e maneiras de como acha que poderia ter melhorado. Pergunte aos membros da equipa como eles se sentiram após cada atividade e o que aprenderam com ela.

Também pode optar por entregar uma pesquisa anônima após alguns dias para obter feedback não filtrado de todos os outros membros da equipa. Use o feedback deles para melhorar a próxima atividade de team building.

Pensamentos finais

Não se esqueça de se divertir enquanto estiver no evento de team building! Afinal, a chave aqui ainda é se aproximar dos membros da sua equipa e criar um senso mais amplo de camaradagem que, esperamos, transcenda o escritório.

Mantendo tudo isso em mente, você está preparado para tornar sua próxima equipe um grande sucesso.

Scroll to Top